Relações do gato com os membros da casa influenciam diretamente o uso da caixa de areia

kitten on bed

As relações que os gatos têm com os restantes membros da família sejam eles felinos, caninos, e humanos – irão afetar o uso da caixa de areia.

Uma coexistência pacífica ou lutas tumultuadas poderão influenciar diretamente os gatos a terem uma perfeita e tranquila relação com sua caixa de areia ou pelo contrário poderão começar a  eliminar em sofás, camas, ou em outros pontos preocupantes.

As relações que os gatos têm com os outros membros da família irão ter um impacto direto com  o uso da caixa de areia.

Quando nós humanos utilizamos o banheiro, será por razões óbvias. Com o gato é um pouco mais complexo. Além das suas necessidades biológicas, existem igualmente  nuances sociais que podem determinar onde e quando eles irão fazer suas necessidades.

Aqui estão três delas:

1. Para evitar o serem encurralados

Os gatos farão o que for necessário para evitar se sentirem encurralados por animais com os quais eles não se sentem seguros junto aos mesmos. Fogem do grande stress que teriam ao enfrentar o outro que o quer encurralar então o que lhe resta  será o de procurar lugares seguros para poder fazer suas necessidades, locais onde sabem que não irão ser encurralados ou emboscados. Por regra animais assustados procuram locais que têm uma boa visão e que lhes permita uma fuga rápida e fácil. Locais como sofás, camas, e locais elevados no meio de salas de estar, acabam na maioria das vezes por satisfazer seus critérios. Estes lugares são mais seguros do que as caixas de areia cobertas ou do que aqueles locais escondidos em armários ou em algum local da casa sem opção de fuga e sem visibilidade, pois todos acabam por possuir a configuração ideal para uma emboscada.
Mas atenção felinos briguentos não são as únicas causas. Cães que ladram e cães que adoram perseguir o gato são igualmente situações de imenso stress. Compreensivelmente, os gatos irão procurar locais livres da atenção e cheiro do cachorro para fazerem então suas necessidades. Além dos companheiros de quatro patas, algumas pessoas também poderão ser assustadoras para os gatos. Crianças pequenas que não entendem como interagir delicadamente com o gatinho, bem como alguns adultos sem noção poderão fazer com que felinos mais sensíveis a tornarem-se ansiosos e começarem a procurar diferentes lugares para as suas necessidades, onde eles possam se sentir seguros.

Aqui está o que você pode fazer:

Trabalhar para melhorar as relações. Introduzir lentamente e gradualmente um gato recém-chegado numa casa com gatinhos já pré existentes. Pode levar semanas ou meses para integrá-los com um mínimo de stress. Os cães precisam de ser treinados para não perseguir e latir para os felinos. Será melhor jogar pelo seguro e supervisionar o seu tempo juntos. Embora gatinhos bebés sejam irresistíveis, as crianças têm que ser ensinadas a não perseguir e a encurralar os filhotes.

Também adicionar mais árvores de gato (altas), prateleiras em toda a sua casa – vão melhorar as relações Uma maneira do gato mostrar sua posição na hierarquia felina é por onde eles se posicionam em relação uns aos outros. Mesmo que não existam outros gatos em casa, todo o gato irá se sentir mais seguro no alto; ali ele estará fora do alcance de cães e pessoas assustadores.
Os gatos se sentem mais seguros numa posição mais elevada.
Adicionar caixas de areia maiores, descobertas e em diferentes locais. Casas com vários níveis, deverão possuir duas caixas por nível. Gatinhos precisam de sentir que possuem escolhas – se uma caixa de areia não estiver segura ou limpa, então ele saberá que existem outras para escolher. Colocá-las em lugares onde o gato tenha uma excelente visão do que se passa em seu redor e de onde possa facilmente escapar por uma eventual ameaça. Deve existir pelo menos uma caixa de areia por gato, além de mais uma.


2. Para transmitir informações e marcar territórios

Os gatos são comunicadores eficazes. Além de esfregarem-se em objetos com sua cabeça, a linguagem corporal e vocalização, os gatos usam igualmente sua urina e fezes para transmitir informações sobre si mesmos e para delinear territórios. A urina de marcação tem outras funções ainda como o de atrair parceiros e identificar a família e amigos.

Embora os gatos não castrados sejam os grandes culpados, dependendo das circunstâncias, castrados ou não castrados poderão marcar território igualmente, demarcando reivindicações e pulverizando sua urina quando se sentem ameaçados. Questões entre felinos residentes na mesma casa ou gatos da vizinhança também poderão desencadear este comportamento.

Marcação de urina é o mais comum, mas alguns gatos marcam seu território através das fezes. Este comportamento é mais exibido pelo gatinhos que vivem ao ar livre.

Aqui está o que você pode fazer:

O primeiro item na agenda é esterilização e castração dos gatos inteiros. Gatos castrados são menos propensos a marcar do que os outros. Porque o cheiro é parte integrante da marcação, use um limpador de enzimas eficaz e com aroma cítrico não se  esquecendo de limpar todas as áreas específicas. Proporcione alternativas a seu gato fornecendo-lhe arranhadores horizontais. Estes poderão ajudar a melhorar as relações e ajudar a reduzir o comportamento desagradável.

Os conflitos entre os gatos precisam de ser abordadas. Reduzir a concorrência entre eles, aumentando os recursos. Adicionar um território mais vertical, arranhadores, trepadores, árvores de gatos, prateleiras, e brinquedos. Cada gato precisa de sua própria área de alimentação. Se possível, alimentá-los em salas separadas ou aumentar a distância entre os recipientes de comida. Também adicionar caixas de areia a descoberto, colocando-os em áreas onde os gatos não podem facilmente emboscar o outro.

3. Para se misturam aromas

Alguns gatos ansiosos usam a urina para combinar seus aromas com suas pessoas favoritas. Estes pequeninos poderão urinar onde seu humano preferido dorme ou senta-se – como camas, travesseiros e cadeiras favorecidas. Misturando seu perfume com os seus proprietários transmite-lhes uma sensação de segurança.

O comportamento poderá começar quando novos animais são introduzidos na casa ou quando há grandes mudanças no agregado familiar, tais como remodelação e mudanças de horário. As tensões entre as pessoas também podem fazer com que os gatos se sintam stressados e ansiosos. Alguns gatinhos têm problemas de ansiedade de separação e tornam-se ansiosos quando seus donos estão longe deles.

Aqui está o que você pode fazer:

Ajude seu gatinho a se sentir seguro, mantendo uma programação consistente. Faça atividades que ele gosta todos os dias no mesmo horário – jogos, brincadeiras, caça ao tesouro, e grooming. Se ele gostae de colo, dê-lhe colo todos os dias para e faça desse tempo – afago de qualidade – . Incentive-o a ligar-se com outros membros da família também poderá ajudar a reduzir seus medos e aliviar suas ansiedades, enquanto estiver ausente. Recrute os restantes membros de casa para alimentar, brincar e interagir com o gato. Para aqueles que vivem sozinhos, podem pedir a vizinhos, amigos ou pet sitters para visitar e interagir com o seu gatinho, pelo menos, duas vezes por dia. Se costuma viajar, deixe a sua mala entre viagens e incorporá-lo num jogo. Não deverá ser algo que apenas surge quando estiver se preparando para ir embora.
Enriqueça o meio ambiente do gato, tornando-o mais divertido. Adicione brinquedos, arranhadores e árvores de gato. Se o seu gatinho gosta da companhia de outros felinos, a adopção de um amigo poderá aliviar sua ansiedade de separação. Esteja ciente de que um outro gato também poderá aumentar o problema – nem todos os gatinhos são bem recebidos. Converse com o criador e peça conselhos sobre a personalidade do melhor gatinho a adoptar.
Utilize um pouco do seu tempo todos os dias para abraçar seu gato


Não punir os gatos  afim de evitar que criem aversão a suas caixas de areia. Embora, o comportamento não seja agradável, felinos não estão o fazendo para por serem maus. Eles estão respondendo instintivamente a eventos ou circunstâncias em seus ambientes. Punir os gatos poderá aumentar, e aumentando, assim, problemas de caixa de areia e causando outros. Punição também estraga relacionamentos. Gatinhos associarão a punição com o punidor. Em vez de punir, identifique o problema e procure resolve-los.